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Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora

Pular para o conteúdo Última atualização: 24 janeiro 2020 06:47:16

Programas

Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

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Foram encontrados 19 resultados para a pesquisa.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍL

Número: 1

Responsável: Aline Stella de Castro Xavier Lima

Descrição: SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA PAIF

Metas: O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família ? PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva e proativo das mesmas, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. O trabalho social do PAIF utilizase também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.

Indicadores: Em processo.

Resultados: A articulação dos serviços socioassistenciais do território com o PAIF garante o desenvolvimento do trabalho social com as famílias dos usuários desses serviços, permitindo identificar suas demandas e potencialidades dentro da perspectiva familiar, rompendo com o atendimento segmentado e descontextualizado das situações de vulnerabilidade social vivenciadas.

Informações Adicionais: Realiza ações com famílias que possuem pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, a adolescência, à juventude, o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades. Tem por princípios norteadores a universalidade e gratuidade de atendimento, ofertado necessariamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Todos os serviços da proteção social básica, desenvolvidos no território de abrangência do CRAS, em especial os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como o Serviço de Proteção Social Básica, no Domicílio, para Pessoas com Deficiência e Idosas, devem ser a ele referenciados e manter articulação com o PAIF. É a partir do trabalho com famílias no serviço PAIF que se organizam os serviços referenciados ao CRAS. Sendo que o Projovem Adolescente, tem seu espaço físico localizado em área distante,ma Referenciado ao CRAS do Benito Gama.

PROGRAMA TODOS PELA EDUCAÇÃO - TOPA

Número: 2

Responsável: Sebastião Fernandes de Oliveira

Descrição: PROGRAMA TODOS PELA EDUCAÇÃO - TOPA

Metas: O TOPA Todos Pela Alfabetização é um Programa de fortalecimento da alfabetização enquanto política pública de acesso à educação da população de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, que visa o processo inicial de ensinoaprendizagem e encaminhamento dos alfabetizados à rede regular de ensino.

Indicadores: Em processo.

Resultados: Os resultados desse trabalho fortalecem ainda mais a necessidade de reflexão sobre a organização dos trabalhos pedagógicos na alfabetização de jovens, adultos e idosos; o modo de os professores lidarem não somente com os educandos, mas também com as práticas pedagógicas do TOPA. Enfim, detectase a necessidade de uma formação docente que contemple as particularidades gerais do programa.

Informações Adicionais: Na perspectiva de alfabetizar e formar um alunado preparado para se posicionar criticamente na sociedade é de extrema importância que o educador conheça não apenas o processo de ensinar e aprender, mas é preciso ter disciplina intelectual e prática ambas devem estar presentes igualmente à disciplina política, pois através dessa disciplina exercemos o papel de cidadãos, de cooperação para as práticas sociais. O passo inicial do programa é levar os aprendizes a se familiarizarem com as letras do alfabeto e decifrar suas escritas, ganhando estabilidade para ler e escrever, para lhes permitirem revelar livremente quais hipóteses são construídas a partir da noção alfabética, e iniciação da sua própria produção textual. Porém, trazendo à tona a perspectiva do projeto em foco, tornase necessário que as demandas de alfabetizadores sejam revistas, uma vez que a qualificação de profissionais e exigência do regulamento para a prática docente no programa é pouco atendida.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO

Número: 3

Responsável: Aline Stella de Castro Xavier Lima

Descrição: SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV

Metas: Este serviço é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Indicadores: Em processo.

Resultados: Organiza se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Possui articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família? PAIF, de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sócio familiar da política de assistência social.

Informações Adicionais: Em processo.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE

Número: 4

Responsável: Sebastião Fernandes de Oliveira

Descrição: PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE

Metas: O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Indicadores: Em processo.

Resultados: O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Informações Adicionais: O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc). No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto políticopedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar. A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral. Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE

Número: 5

Responsável: Aline Stella de Castro Xavier Lima

Descrição: PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE

Metas: Serviço Socioeducativo se configura, assim, com mais um passo importante da consolidação da rede de proteção e promoção social que estamos construindo de forma republicana e pactuada no Brasil. Ele é mais um componente de processo de construção do Sistema Único d Assistência Social? SUAS implementado com a atuação solidária do Governo Federal, de Estados, de Municípios e do Distrito Federal.

Indicadores: Em processo.

Resultados: Em processo.

Informações Adicionais: MODALIDADE DAS AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS: Encontros; Oficinas de FTG; Oficinas de Convívio por meio do esporte, lazer, arte e cultura. CONTEÚDOS: Participação Cidadã: Plano de atuação Social PLA; Formação Técnica Geral: Conhecimento sobre o mundo do trabalho. Pontocom@(inclusão digital e ampliação de competências comunicativas); Projetode Orientação profissional (POP). Esporte, Lazer, Arte e Cultura.



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