1757

Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora

Pular para o conteúdo

18 DE MAIO - Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Fonte: ASCOM
19/05/2021 às 15h25

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


No dia 18 de maio é celebrada a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesta data, em 1973, na Cidade de Vitória/ES, Araceli, uma criança de 8 anos de idade, foi sequestrada, estuprada e morta. Devido a esse crime bárbaro, impune até os dias atuais, a data foi escolhida para informar e mobilizar a população sobre o tema.

Sabe-se que, desde o início da pandemia, as crianças e adolescentes estão mais vulneráveis ao abuso sexual, pois tiveram que permanecer mais tempo em casa. Os dados históricos mostram que mais de 80% dos abusos sexuais acontecem dentro de casa.

É um tema de extrema importância a ser abordado junto a sociedade, trata-se de um público vulnerável que necessita que seus direitos sejam garantidos, pois as consequências físicas, comportamentais e emocionais que carregam podem afetar a vida dos que sofrem os abusos até a fase adulta. Toda criança merece passar pelo desenvolvimento de forma saudável, segura e protegida.

É importante que quando uma pessoa tiver conhecimento de violência sexual contra criança ou adolescente denuncie imediatamente aos Órgãos de Proteção e Defesa, a saber: Conselho Tutelar, CREAS, Delegacia de Polícia Civil e Ministério Público.