Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS de Livramento de Nossa Senhora estado da Bahia, em defesa dos Direitos da Pessoa Idosa apoia e defende essa Campanha e busca ofertar o acolhimento e atendimento psicossocial à esses usuários. Nesta data convida toda a população a se engajar nessa Campanha importante para toda a sociedade na garantia dos Direitos da Pessoa Idosa.
O Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa foi Instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em busca de conscientizar a população da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos. No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera a violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.
Pelo Disque 100, em 2019 as denúncias de violência contra a pessoa idosa ficaram em 2° lugar em números de ligações. De 30%, foi o aumento dessas denúncias em relação ao ano de 2018, quando 37.454 denúncias foram feitas.
Com o advento da Pandemia do COVID-19, esse número vem aumentando, e o principal motivo é justamente o isolamento social, onde o agressor, na maioria das vezes, é morador da mesma residência que a pessoa idosa.
Os tipos de violências mais comuns são: a física, psicológica, financeira, a negligência, o abandono. Em relação aos tipos mais denunciados tem-se o ranking dos quatro primeiros, no Brasil: a negligência (41%), violência psicológica (24%) como humilhação, hostilização e xingamentos, violência financeira (20%) que envolve, por exemplo, retenção de salário e destruição de bens e a violência física (12%). Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e 90% das vezes a violência é praticada dentro da casa da vítima, no caso, a pessoa idosa.
Em caso de suspeita ou conhecimento de violência à Pessoa Idosa, denuncie, Disque 100 ou procure os Órgãos de Proteção e Defesa:
O CREAS - (77)988145093/3444-1416
Delegacia de Polícia Civil - (77) 3444-2494
Ministério Público - (77)3444-1920