1757

Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Livramento de Nossa Senhora

O Conselho Federal de Administração avalia Livramento como 1º da Bahia e 61º do Brasil no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA 2021)

Fonte: IGM-CFA
09/08/2021 às 17h28

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Índice de Governança Municipal (IGM) é uma ferramenta criada pelo Conselho Federal de Administração que permite medir a qualidade da gestão pública municipal. A proposta é que ele seja um referencial para os prefeitos elaborarem as políticas públicas dos municípios.

O IGM-CFA é calculado com base nas três dimensões. Cada indicador contribui para formar a nota geral, ou seja, o município que consegue gerir suas finanças com base nas regras de boa gestão fiscal aplica as ferramentas de gestão com intuito de fortalecer o planejamento e a excelência nos processos e por fim faz boas entregas à sociedade, alcança uma boa nota no IGM-CFA.

O IGM-CFA foi construído com base em uma cadeia de valor cujo objetivo final é a entrega de bens e serviços à população. Logo, a primeira dimensão é Finanças, pois trata da gestão fiscal dos recursos financeiros; em seguida temos Gestão, que trata de ferramentas e ações que facilitam o controle e planejamento dos recursos; e por último Desempenho, que mostra a entrega efetiva à sociedade.

Para evitar distorções nos resultados, foi agrupado os 5.570 municípios brasileiros em 8 grupos com características socioeconômicas similares. A classificação utiliza os parâmetros de porte e renda per capita. Dessa forma, podemos comparar cidades que têm desafios e oportunidades semelhantes.

O município de Livramento foi avaliado no Grupo 3 com municípios de 20.001 a 50 mil habitantes e PIB Per Capita até R$15.463, sendo que na Bahia ficou em 1º (primeiro) colocado e no Brasil em 61º (sexagésimo primeiro) colocado.